UEPB - Repositório Digital

Prática docente: reflexões a partir do estágio supervisionado V

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Diniz, Renata Kelly Farias
dc.date.accessioned 2020-09-02T21:20:48Z
dc.date.available 2020-09-02T21:20:48Z
dc.date.issued 2019-11-11
dc.identifier.other CDD 372.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22273
dc.description DINIZ, R. K. F. Prática docente: reflexões a partir do estágio supervisionado V. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O Estágio Supervisionado sempre busca preparar o discente para sua futura atuação profissional partindo disso, estabelecer esse conhecimento se faz de grande valia para a construção e reflexão da prática pedagógica exercida em sala de aula, diante do contexto de observação a fim de perceber o quanto a teoria aliada à prática se faz necessária para a construção do docente. O objetivo geral do presente estudo é refletir sobre a prática docente, a partir do Estágio Supervisionado V, tendo em vista proporcionar ao aluno relacionar a teoria à prática que é apresentada nas salas de aulas no ensino Fundamental I. Os objetivos específicos: Pretende-se ressaltar a partir de referências e leituras a importância da teoria na prática pedagógica; estruturar análises a partir da observação do estágio à relação estabelecida da teoria e prática em sala de aula; compreender a prática docente com uma ação transformadora e como a teoria é mediada na prática. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa qualitativa com caráter de pesquisa de campo tendo como suporte a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado V, anotações em diário de campo (do estágio), observações e estudos de teóricos que fundamentam: Libâneo (2013), Freire (1996), Pimenta (2012), dentre outros. As conclusões apresentadas sobre a relevância de uma prática docente reflexiva se constituem a partir das nossas análises críticas, construídas a partir da vivência do Estágio de observação, acerca das ações pedagógicas observadas nas salas de aula do Ensino Fundamental, demostrando assim, que a prática reflexiva deve ser um principio educativo para o desenvolvimento, e modelo de vida mais democrático do educador e do educando. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Kátia Antero de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Teoria pedagógica pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Prática docente: reflexões a partir do estágio supervisionado V pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta