Resumo:
Sabendo que é garantido por lei que seja ofertado um ensino de qualidade, a partir de professores qualificados que possam atender qualquer necessidade especial em sala de aula, este trabalho teve como finalidade levar o leitor a refletir sobre a educação inclusiva, além de conjecturar sobre a formação do professor de língua estrangeira e sobre suas práticas pedagógicas, e ainda, as dificuldades que podem ser encontradas em sala de aula ao existir a possibilidade de interação ente professor e aluno surdo. Para isso, foi utilizado como aporte teórico principalmente Fernandes (2011) e Lacerda (2013), entre outros estudiosos que abordam e defendem a educação inclusiva e a formação de professor. Esta pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa, que tem como propósito, investigar sobre a formação do professor de língua estrangeira em meio à educação inclusiva para alunos surdos de Campina Grande - PB. Participaram desta pesquisa professores em formação de último período e professores formados, a partir de um questionário que nos serviu de objeto de estudo e que nos revelou que a totalidade dos participantes não se sente preparada para ministrar aulas em uma sala de aula com alunos surdos; eles enfrentam grandes dificuldades de interação e em desenvolver metodologias de ensino específicas para esse público.
Descrição:
GOMES, A. P. A formação do professor de língua estrangeira: educação inclusiva para alunos surdos. 2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.