UEPB - Repositório Digital

Linguagens de crianças em experiências com práticas de leitura e contação de História

Mostrar registro simples

dc.contributor.author França, Gleyce Anne de Souza
dc.date.accessioned 2020-09-03T01:13:07Z
dc.date.available 2020-09-03T01:13:07Z
dc.date.issued 2019-06-05
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22280
dc.description FRANÇA, G. A. de S. Linguagens de crianças em experiências com práticas de leitura e contação de História. 2019. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho, decorrente de nossa experiência em Estágio Supervisionado na Educação Infantil, através da vivência de um Projeto de Atuação e Intervenção Docente - PAID, tem como principal objetivo, analisar linguagens de crianças utilizadas em práticas de leitura e contação de histórias. O referido Estágio, ocorrido durante o mês de Junho de 2018, foi desenvolvido em uma creche da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Os sujeitos envolvidos, foram 6 crianças de creche, na faixa etária de 01 a 02 anos. Dentre os fundamentos utilizados, destacamos: o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL,1998); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009); a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017); e estudos realizados por Cunha (2014), Oliveira (2014), Rigliski (2012), dentre outros. Na definição do percurso metodológico, definimos este trabalho como uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, e do tipo pesquisa-ação, pois os dados aqui analisados decorrem da própria experiência da pesquisadora, na execução do PAID, junto a crianças de creche. A vivência do PAID, que objetivava o desenvolvimento de experiências com práticas de leitura e contação de histórias, junto a crianças de creche, para identificação de linguagens por elas utilizadas, se constituiu os dados do presente estudo. Assim, foi possível observar o interesse das crianças envolvidas com histórias lidas e contadas, bem como a expressão de linguagens, tanto na hora da escuta, como no desenvolvimento das atividades decorrentes dessas histórias, desenvolvidas a partir de aspectos referentes a cada história. Após o desenvolvimento do trabalho concluímos que é de fundamental importância a prática de leitura e contação de histórias, como um significativo auxílio no desenvolvimento e aprendizagem da criança, e como espaço e experiência que possibilita a manifestação, expressão e comunicação das múltiplas linguagens. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Contação de história pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.title Linguagens de crianças em experiências com práticas de leitura e contação de História pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta