dc.description.abstract |
O presente trabalho, decorrente de nossa experiência em Estágio Supervisionado na Educação Infantil, através da vivência de um Projeto de Atuação e Intervenção Docente - PAID, tem como principal objetivo, analisar linguagens de crianças utilizadas em práticas de leitura e contação de histórias. O referido Estágio, ocorrido durante o mês de Junho de 2018, foi desenvolvido em uma creche da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Os sujeitos envolvidos, foram 6 crianças de creche, na faixa etária de 01 a 02 anos. Dentre os fundamentos utilizados, destacamos: o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL,1998); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009); a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017); e estudos realizados por Cunha (2014), Oliveira (2014), Rigliski (2012), dentre outros. Na definição do percurso metodológico, definimos este trabalho como uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, e do tipo pesquisa-ação, pois os dados aqui analisados decorrem da própria experiência da pesquisadora, na execução do PAID, junto a crianças de creche. A vivência do PAID, que objetivava o desenvolvimento de experiências com práticas de leitura e contação de histórias, junto a crianças de creche, para identificação de linguagens por elas utilizadas, se constituiu os dados do presente estudo. Assim, foi possível observar o interesse das crianças envolvidas com histórias lidas e contadas, bem como a expressão de linguagens, tanto na hora da escuta, como no desenvolvimento das atividades decorrentes dessas histórias, desenvolvidas a partir de aspectos referentes a cada história. Após o desenvolvimento do trabalho concluímos que é de fundamental importância a prática de leitura e contação de histórias, como um significativo auxílio no desenvolvimento e aprendizagem da criança, e como espaço e experiência que possibilita a manifestação, expressão e comunicação das múltiplas linguagens. |
pt_BR |