UEPB - Repositório Digital

Multimodalidade na leitura de poema em aulas de língua inglesa no ensino médio: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Vandikson Coelho
dc.date.accessioned 2020-09-28T22:33:35Z
dc.date.available 2020-09-28T22:33:35Z
dc.date.issued 2019-06-18
dc.identifier.other CDD 372.65
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22314
dc.description BARBOSA, V. C. Multimodalidade na leitura de poema em aulas de língua inglesa no ensino médio: um estudo de caso. 2019. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetiva realizar uma análise qualitativa sobre a interação de alunos do ensino médio com poemas,mediada pelas abordagens estilísticas propostas por Widdowson (2000) e Carter (1996). São analisadas respostas coletadas para três questões,levantadas durante um curso ministrado para alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular da cidade de Campina Grande, Paraíba, no primeiro bimestre letivo de 2011.Os itens selecionados referem-se à associação de imagens concretas e/ou abstratas a textos escritos exclusivamente em linguagem verbal. O arcabouço teórico para a discussão dos resultados baseia-se na concepção de multimodalidade, utilizada para descrever e analisar textos compostos pela combinação de múltiplos modos de comunicação, como cores, gestos, sons, palavras e imagens. Os resultados da pesquisa direcionam ao entendimento de que os participantes captam a utilidade da noção de multimodalidade para a leitura, embora a apliquem inconscientemente. Em geral, pode-se concluir que os alunos demonstram conhecimento, conquanto insipiente, da noção de multimodalidade, o qual deve ser trazido à tona para habilitar o aluno a utilizá-lo de forma consciente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Daniela Gomes de Araújo Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.subject Estatística pt_BR
dc.subject Poema pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.title Multimodalidade na leitura de poema em aulas de língua inglesa no ensino médio: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta