dc.contributor.author |
Paulino, Maria da Piedade Duarte |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-07T18:20:47Z |
|
dc.date.available |
2020-10-07T18:20:47Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.225 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22325 |
|
dc.description |
PAULINO, M. da P. D. Estágio supervisionado no programa de residência pedagógica: refletindo acerca da docência. 2019. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso.(Graduação em Pedagogia)_.Universidade Estadual da Paraíba,Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho resulta do relatório de Estágio Supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus de Campina Grande), realizado por meio do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Ministério de Educação (MEC), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especificamente, foram analisadas as atividades realizadas no período de 30/02/2019 a 03/06/2019, relativas ao momento de imersão das residentes em uma das três escolas onde o Programa encontra-se em desenvolvimento. Tem como objetivo relatar e analisar a experiência de uma residente numa Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental, realizada em Queimadas/PB, em uma turma do 5° ano. A metodologia utilizada é resultado de uma pesquisa qualitativa nos moldes da pesquisa-ação. Os processos de ensino e aprendizagem são complexos e envolvem diversos aspectos que podem influenciar a formação dos alunos de maneira tanto positiva, quanto negativa. Há uma tendência a se atribuir a responsabilidade pelos aspectos negativos ou insucesso dos processos ao professor, mesmo ele não sendo o único responsável. Para o sucesso da aprendizagem do aluno, é necessário que haja uma parceria entre família e escola com equipes multidisciplinares, capazes de atuar mediante os diferentes problemas que a realidade educacional brasileira apresenta, dentre os quais destacamos: políticas educacionais equivocadas ou ineficientes; condições de pobreza da maioria dos alunos; condições precárias das escolas e de trabalho dos profissionais; formação docente inadequada, mediante às realidades das comunidades escolares e redes de ensino, dentre outros. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof Dr Francisca Pereira Salvino. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Residência Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.title |
Estágio supervisionado no programa de residência pedagógica: refletindo acerca da docência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |