dc.contributor.author |
Oliveira, Jucyanne Aparecida Rolim de |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-07T18:25:14Z |
|
dc.date.available |
2020-10-07T18:25:14Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-05 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22329 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, J. A. R. de. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: como ela vem sendo aplicada nas práticas pedagógicas?. 2019. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa apresenta uma abordagem sobre a importância da afetividade nas práticas pedagógicas, uma vez que percebemos o quanto o vínculo afetivo é determinante no desenvolvimento do educando. Nesta perspectiva, a pesquisa tem por objetivo geral refletir como a afetividade tem contribuído com o processo de ensino-aprendizagem e nas relações pedagógicas professor-aluno. De maneira especifica, discutir os principais aspectos da afetividade nas concepções e teorias de Wallon, Vigotsky e Piaget, analisar as relações aluno- professor nas práticas pedagógicas e investigar de que forma a prática pedagógica relaciona o ensino-aprendizagem à afetividade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico. Refere-se à um estudo de caso, realizado em uma Escola Municipal de Campina Grande-PB, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados anotações acerca de observações na sala de aula e aplicação de questionário com a professora da turma. Compreende-se que a afetividade é como uma fonte que gera respeito, amorosidade, diálogo, confiança e auto-estima, sendo imprescindíveis nas relações entre professor-aluno. Nesta perspectiva, a afetividade no processo de ensino-aprendizagem: Como ela vem sendo aplicada nas práticas pedagógicas? |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Kátia Farias Antero |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
relação professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Educação primária |
pt_BR |
dc.title |
A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: como ela vem sendo aplicada nas práticas pedagógicas? |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |