UEPB - Repositório Digital

A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: como ela vem sendo aplicada nas práticas pedagógicas?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Jucyanne Aparecida Rolim de
dc.date.accessioned 2020-10-07T18:25:14Z
dc.date.available 2020-10-07T18:25:14Z
dc.date.issued 2019-11-05
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22329
dc.description OLIVEIRA, J. A. R. de. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: como ela vem sendo aplicada nas práticas pedagógicas?. 2019. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa apresenta uma abordagem sobre a importância da afetividade nas práticas pedagógicas, uma vez que percebemos o quanto o vínculo afetivo é determinante no desenvolvimento do educando. Nesta perspectiva, a pesquisa tem por objetivo geral refletir como a afetividade tem contribuído com o processo de ensino-aprendizagem e nas relações pedagógicas professor-aluno. De maneira especifica, discutir os principais aspectos da afetividade nas concepções e teorias de Wallon, Vigotsky e Piaget, analisar as relações aluno- professor nas práticas pedagógicas e investigar de que forma a prática pedagógica relaciona o ensino-aprendizagem à afetividade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico. Refere-se à um estudo de caso, realizado em uma Escola Municipal de Campina Grande-PB, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados anotações acerca de observações na sala de aula e aplicação de questionário com a professora da turma. Compreende-se que a afetividade é como uma fonte que gera respeito, amorosidade, diálogo, confiança e auto-estima, sendo imprescindíveis nas relações entre professor-aluno. Nesta perspectiva, a afetividade no processo de ensino-aprendizagem: Como ela vem sendo aplicada nas práticas pedagógicas? pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Kátia Farias Antero pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Educação primária pt_BR
dc.title A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: como ela vem sendo aplicada nas práticas pedagógicas? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta