dc.contributor.author |
Silva, Cristina Pereira da |
|
dc.date.accessioned |
2020-11-04T17:18:05Z |
|
dc.date.available |
2020-11-04T17:18:05Z |
|
dc.date.issued |
2020-08-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22369 |
|
dc.description |
SILVA, C. P. da. Educação ambiental e pedagogia de projetos no ensino fundamental. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar possibilidades de trabalho com educação ambiental e pedagogia de projetos no ensino fundamental, considerando proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017). Toma como referência uma escola privada de Campina Grande/PB e uma turma de 5º ano. A escolha deste tema justifica-se pela necessidade de adequar os currículos às novas demandas educacionais e sociais para tornar os conteúdos mais significativos por meio de metodologias ativas, que possibilitem aos estudantes a co-responsabilidade pelos processos de ensino e aprendizagem. Entende-se que a organização do currículo das instituições educacionais brasileiras apresenta o desafio e a possibilidade de contemplar variadas práticas educativas sobre uma variedade de temas e questões atinentes à educação ambiental, objetivando promover mudança de comportamentos tidos como nocivos ao meio natural e sociocultural. Nessa perspectiva, a metodologia de projetos pode ser adotada como uma forma de ressignificar e dinamizar os currículos em torno de competências e habilidades descritas pela BNCC, tais como: Desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo; da argumentação; da empatia e da cooperação; além da responsabilidade e da cidadania, entre outras . Propõe, portanto, que o trabalho com projetos deve ser visto como uma rica possibilidade de ação e experiência educativa, capaz de promover uma maior interação entre os sujeitos das comunidades escolares e destes com outros sujeitos da sociedade; entre os saberes das diferentes áreas de conhecimento; entre escola e realidade. Entende-se que alunos e professores devem assumir responsabilidades com a construção de conhecimentos e aprendizagens mais significativas, funcionais e envolventes. Através da Pedagogia de Projetos, o educador e o educando podem estabelecer prioridades de aprendizado, seguindo caminhos que facilitam a aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Dra. Francisca Pereira Salvino |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia de projetos |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Comum Curricular - BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental e pedagogia de projetos no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |