Resumo:
Os processos seletivos de ingresso de estudantes no ensino superior têm passado por profundas transformações ao longo dos anos no Brasil. Diversos pesquisadores da área educacional tem se dedicado a investigar os fatores que influenciam na escolha pelos cursos de formação de professores. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar os resultados obtidos em uma pesquisa realizada com estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Física da UEPB no que tange ao perfil originário desses estudantes, os motivos que influenciaram na escolha do curso, suas aspirações futuras e opiniões acerca da valorização da carreira docente perante a sociedade. Para tanto fizemos uso de um questionário com 15 perguntas, dividido em 3 partes. Obtivemos como resultado que o ingresso da maior parte dos estudantes aconteceu por afinidade com a área, mercado de trabalho amplo e conseqüentemente pela influência do professor da Educação Básica. Observamos uma rejeição pela carreira docente na Educação Básica por parte dos estudantes ingressantes potencializada pelo baixo salário, a falta de valorização da profissão por parte da sociedade e a precariedade vivenciada por grande parte das escolas públicas brasileiras. A investigação com os estudantes ingressantes torna-se importante para compreender os prováveis mediadores da escolha pela Licenciatura em Física e entender de que forma os problemas atuais da valorização docente interferem na possível atuação na Educação Básica.
Descrição:
VASCONCELOS, Valter Costa de. A Escolha pela Licenciatura em Física: Uma análise feita com estudantes ingressantes na UEPB no semestre 2015.1. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.