Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I, Campina Grande), desenvolvido por meio do Programa de Residência Pedagógica, considerando especialmente a etapa de imersão na escola e da observação participante. Esta ocorreu em uma escola municipal da cidade de Queimadas/PB, em uma turma de 4º ano do ensino fundamental. Como metodologia utiliza a observação participante, a partir da qual analisa-se aspectos do currículo no ensino fundamental, tais como gestão da sala de aula, planejamento, uso de tecnologias de informação e comunicação e interdisciplinaridade. Essa experiência foi proporcionada pelo Programa de Residência Pedagógica, instituído pela Portaria de nº 38, de fevereiro de 2018, através do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como objetivo a fomentação, acompanhamento e indução da formação inicial e continuada de profissionais de educação, estimulando assim, uma parceria com as escolas da rede pública de educação básica. Conclui que, a escola campo de estágio funciona em condições bastante precárias em termos de estrutura física e recursos didáticos-pedagógicos, não havendo acesso aos recursos tecnológicos, uma vez que a pequena sala destinada a tais recursos foi desativada por falta de manutenção dos equipamentos. Por meio da observação participante foi possível contemplar, analisar e refletir também acerca da interdisciplinaridade, podendo-se inferir que esta ocorre, mas que deve ser sistematicamente planejada. Essa metodologia proporcionou também uma relação de integração entre os sujeitos da comunidade escolar, o campo empírico e o pesquisador, favorecendo a troca de saberes e experiências.
Descrição:
BALBINO, M. K. F. Estágio supervisionado no programa de residência pedagógica: refletindo acerca da observação participante. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.