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O presente artigo objetiva compreender como acontece o desenvolvimento do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) enquanto política pública voltada ao desenvolvimento e aprimoramento das capacidades de leitura, escrita e matemática dos alunos de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental- Anos Iniciais. Para tanto, trazemos um breve histórico da educação e da alfabetização no Brasil, bem como a apresentação do PMALFA, fazendo uma explanação acerca de seus objetivos, diretrizes, participantes e formas de avaliação. Recorreu-se a autores como Ghiraldelli (2009), Moreira (2013), Mortatti (2000,2006,2010), Soares (2003, 2018), Libâneo (2013), bem como alguns documentos legais relacionados à temática proposta para melhor compreensão do processo de alfabetização. Este trabalho consiste numa pesquisa qualitativa e toma o estudo de caso como método de pesquisa. Com base nos autores estudados, depreende-se que para concluir o processo de alfabetização a criança percorre um caminho de descobertas. Nesse sentido, o estímulo do professor, enfatizando suas capacidades, fornece condições para que a criança evolua. As questões relacionadas à educação são bastante complexas, uma vez que lidam com uma série de variáveis que não estão restritas apenas ao âmbito escolar, logo, torna-se imprescindível que considerando esse contexto, o processo de alfabetização seja prazeroso e estimule o aluno a superar suas limitações, a desenvolver sua autonomia e a elevar o seu conhecimento. Como objetivo específico, esta pesquisa investiga como se deu o desenvolvimento do PMALFA na visão de seus atores (professores alfabetizadores, gestora e coordenadora pedagógica) na Escola Aprender, na cidade de Areia/PB. O Programa constitui-se como um projeto de política pública proposto pelo Governo Federal, voltado a reverter os índices negativos dos estudantes na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Aponta-se limites no processo de formação de professores para o Programa e ainda no tempo do Assistente de Alfabetização em sala de aula. Contudo, ainda assim os professores alfabetizadores e demais participantes da pesquisa o compreendem como um programa que auxilia na promoção da aprendizagem de crianças em salas de alfabetização. |
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