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Burnout, prioridades valorativas e índice de capacidade para o trabalho entre professores da educação básica

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dc.contributor.author Silva, Maria das Dores Trajano da
dc.date.accessioned 2020-11-13T20:14:17Z
dc.date.available 2020-11-13T20:14:17Z
dc.date.issued 2019-06-19
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22409
dc.description SILVA, M. das D. T. Burnout, prioridades valorativas e índice de capacidade para o trabalho entre professores da educação básica . 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Um dos temas deveras relacionado no que tange à saúde mental dos professores, encontra-se a síndrome de burnout. Este é um problema que vem preocupando os estudiosos nas últimas décadas, chegando a ser considerado um problema de saúde pública nesse segmento ocupacional. Por outro lado, a capacidade para o trabalho e as prioridades valorativas tem sido pouco abordada. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo foi verificar os níveis de Burnout, de Capacidade para o trabalho e as prioridades valorativas de professores da Educação Básica. O presente estudo configura-se como uma pesquisa descritiva, quanto aos objetivos, de campo, segundo os procedimentos de coleta, com abordagem quantitativa, que contou com a participação de 30 professores da Educação Básica de escolas públicas municipais da cidade de Campina Grande – PB. Estes responderam um instrumento composto por: 1) Questionário dos Valores Básicos – QVB (GOUVEIA, 2003); 2) Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) (TUOMI et al., 2005) e 3) Inventário de Maslach Burnout (MASLACH et al., 1996). Os principais resultados indicaram que nas prioridades valorativas as maiores médias foram nas subfunções Interativa (M = 6,36; DP = 0,67) e Existência (M = 6,18 e DP = 0,80). Já nas dimensões de Burnout apenas na Realização Profissional, foi identificado acima da média (M = 4,24; DP = 0,96). Finalmente, percebemos que os professores apresentam um ICT que resultou em uma avaliação positiva para esta amostra pois na dimensão geral que analisa as Exigências Físicas a maioria dos professores apresentou frequências e médias baixas e quanto as Exigências Mentais apresentou altas frequências e médias. Diante do exposto, esta pesquisa foi arrolada em Carlotto (2015), Gouveia (2012), Tuomi (2005) e espera-se contribuir com a discussão acerca da condição de trabalho do professor, com ênfase em um tema ainda pouco estudado como é o caso da capacidade para o trabalho, enquanto um construto que necessita ser cientificamente revisto e ampliado, tornando o sujeito professor o centro do debate nesta importante questão da saúde mental do trabalhador. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sindrome Burnout pt_BR
dc.subject Saúde mental pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Índice de capacidade para o trabalho pt_BR
dc.title Burnout, prioridades valorativas e índice de capacidade para o trabalho entre professores da educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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