dc.contributor.author |
Oliveira dos Santos, Giszelia |
|
dc.date.accessioned |
2020-11-17T14:35:40Z |
|
dc.date.available |
2020-11-17T14:35:40Z |
|
dc.date.issued |
2020-10-27 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 370.152 3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22417 |
|
dc.description |
SANTOS, G. O. dos. Dificuldades de aprendizagem e práticas pedagógicas lúdicas: uma abordagem histórico-cultural. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As dificuldades de aprendizagem são um fenômeno complexo e estão presentes nas escolas brasileiras. Diante dessa problemática, o presente estudo objetivou refletir sobre as Dificuldades de Aprendizagem em uma perspectiva histórico-cultural e elencar algumas atividades lúdicas como mediadores de práticas docentes que desenvolvam a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliografica considerando três aspectos principais: 1) aproximações conceituais à Teoria Histórico-Cultural, 2) Dificuldades de Aprendizagem e 3) atividades pedagógicas lúdicas para que os docentes possam trabalhar as Dificuldades de Aprendizagem por meio da ZDP. Conclui-se que através da prática pedagógica o professor é capaz de mediar processos de aprendizagem e de desenvolvimento, possibilitando a construção do conhecimento dos alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Histórico-Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade. |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades de aprendizagem e práticas pedagógicas lúdicas: uma abordagem histórico-cultural |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |