Resumo:
As dificuldades de aprendizagem são um fenômeno complexo e estão presentes nas escolas brasileiras. Diante dessa problemática, o presente estudo objetivou refletir sobre as Dificuldades de Aprendizagem em uma perspectiva histórico-cultural e elencar algumas atividades lúdicas como mediadores de práticas docentes que desenvolvam a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliografica considerando três aspectos principais: 1) aproximações conceituais à Teoria Histórico-Cultural, 2) Dificuldades de Aprendizagem e 3) atividades pedagógicas lúdicas para que os docentes possam trabalhar as Dificuldades de Aprendizagem por meio da ZDP. Conclui-se que através da prática pedagógica o professor é capaz de mediar processos de aprendizagem e de desenvolvimento, possibilitando a construção do conhecimento dos alunos.
Descrição:
SANTOS, G. O. dos. Dificuldades de aprendizagem e práticas pedagógicas lúdicas: uma abordagem histórico-cultural. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.