Resumo:
A experimentação aparece, constantemente, entre Licenciandos de Física como uma das melhores abordagens para o Ensino de Física. No entanto, além da ausência de trabalhos empíricos que embasem essa afirmativa, a experimentação também possui como desafios a serem superados o conhecimento e a técnica de professores para a construção e manipulação de aparatos experimentais. Considerando que este tipo de expertise é importante para o planejamento de atividades experimentais que enriqueçam as aulas, este trabalho apresenta detalhes da construção de um aparato experimental (motor eletromagnético simples) voltado para utilização didática. O aparato construído permite variar as grandezas envolvidas em seu funcionamento, como campo magnético, corrente e tensão elétricas, de forma a propiciar uma aula que possa se constituir num ambiente de investigação. Ele se constitui um exemplo de como habilidades técnicas acrescidas dos conhecimentos teóricos complementam a formação de um professor de física e trazem novas perspectivas. Como sugestão para outros professores, apresentamos uma proposta de atividade experimental utilizando o objeto, bem como possíveis problemas que podem surgir num manuseio inadequado.
Descrição:
GONCALVES, GERSON. As coxias de uma aula experimental: a técnica sobe ao palco do eletromagnetismo. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.