Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo principal analisar o processo de ensino de álgebra em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas. A pesquisa foi desenvolvida durante o Estágio Supervisionado III. A partir da experiência no estágio percebemos que os alunos tinham muitas dúvidas em relação ao conteúdo de álgebra. Partindo desse ponto, decidimos desenvolver uma experiência com a Resolução de Problemas para verificar se seria viável aplica-la na prática. Nossa questão de pesquisa foi: que condições ou restrições o professor encontra para trabalhar álgebra em turma de 7º ano do Ensino Fundamental, a partir da metodologia da Resolução de Problemas? Para fundamentar a pesquisas usamos os textos de Polya (1995), Onuchic (1999), Lins e Gimenez (1997), dentre outros. Com uma abordagem qualitativa a pesquisa foi dividida em três etapas: 1. Estudo e preparação da intervenção; 2. Aplicação da intervenção; 3. Análise dos dados coletados. De modo geral, a experiência mostrou que o trabalho com a Resolução de Problemas é capaz de motivar os alunos. No início eles sentem dificuldades, porém o professor pode contornar essas dificuldades apoiando os alunos no processo. Vivenciamos todas as fases da Resolução de Problemas previstas na teoria, o que mostra que é possível trabalhar com a Resolução de Problemas na prática.
Descrição:
TORRES, D. D. A. Ensino de equações algébricas através da resolução de problemas. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020.