dc.contributor.author |
Maciel, Mateus de Moura |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-01T00:19:22Z |
|
dc.date.available |
2020-12-01T00:19:22Z |
|
dc.date.issued |
2020-11-26 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22495 |
|
dc.description |
MACIEL, M. M. O uso da calculadora no ensino de matemática: análise praxeológica em livros didáticos nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo central analisar o ambiente praxeológico para o uso da calculadora em livros didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Análise praxeológica é uma ferramenta da Teoria Antropológica do Didático (TAD) que está inserida no seio da Didática da Matemática. A TAD permite o estudo das práticas institucionais por meio dessas praxeologias. Em nosso trabalho buscamos compreender as condições e restrições para uso da
calculadora, tendo como cenário o livro didático, além disso, verificamos como a calculadora é destacada enquanto recurso nos documentos oficiais que tratam do currículo de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A nossa pesquisa é de cunho qualitativo, conforme Fiorentini e Lorenzato (2009), sendo tipificada como estudo exploratório e documental. O nosso trabalho foi dividido em três etapas, na
primeira buscamos pesquisas em Educação Matemática sobre o uso da calculadora e analisamos documentos oficinais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Orientações Curriculares Nacionais (OCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na segunda etapa, analisamos os livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em busca de atividades que possuem a calculadora como suporte tecnológico e exploramos o ambiente praxeológico nessas questões. Na terceira etapa, descrevemos as categorias utilizadas para identificar as questões analisadas. Durante a análise, percebemos que os livros didáticos estão de acordo com os documentos institucionais, porém, ao explorar as praxeologias, percebemos que a quantidade de questões e organizações praxeológicas matemáticas e didáticas inseridas no livro não
são suficientes para estimular a utilização da calculadora como recurso tecnológico na sala de aula. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Prof. Dr. José Luiz Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Praxeologia |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Antropológica do Didático (TAD) |
pt_BR |
dc.subject |
Calculadora |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) |
pt_BR |
dc.title |
O uso da calculadora no ensino de matemática: análise praxeológica em livros didáticos nos anos finais do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |