Resumo:
Saber gerenciar uma organização para que ela seja autossustentável é um grande desafio. É
necessário analisar e buscar compreender os desejos e necessidades de cada consumidor, com
o intuito de ofertar produtos que atendam suas necessidades sem agredir o meio ambiente.
Pois os desejos humanos são ilimitados, já os recursos naturais são finitos. O marketing verde
é uma proposta desafiadora, pois ele busca atender as necessidades e desejos de cada
consumidor, com o intuito de realizar transações que atendam às necessidades destes, sem
agredir o meio natural. O presente estudo teve como objetivo geral verificar se a empresa do
segmento têxtil da cidade de Patos/PB possui orientação para o Marketing Verde, e como essa
empresa se beneficia ao adotar práticas ambientalmente corretas. Trata- se de uma pesquisa
qualitativa de natureza descritiva e exploratória do tipo estudo de caso. Os dados foram
coletados por meio da aplicação de entrevista semiestruturada com os colaboradores da
organização. Os resultados apresentados evidenciam que a empresa avaliada possui orientação
para o Marketing Verde e este contribui para melhorar a imagem coorporativa frente aos
consumidores e promover vantagem competitiva. Por fim, conclui-se que há uma necessidade
de maior disseminação de conhecimentos acerca do Marketing Verde, para que haja maior
aprofundamento sobre o tema em questão junto aos colaboradores, bem como implementação
da educação ambiental para que possibilite maior conscientização ambiental por meio destes.
Descrição:
LEMOS, J. S. Ações de marketing verde em uma empresa do segmento têxtil no Município de Patos - PB. 2020. 35p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2020.