dc.description.abstract |
Este trabalho aborda vivências de Estágio Supervisionado, proporcionadas pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP), do Ministério da Educação (MEC), apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a finalidade de oportunizar, aos estudantes de licenciatura experiências para fortalecer o aperfeiçoamento docente, que teve início em agosto de 2018 e término em janeiro de 2020. Todavia, as análises aqui descritas são do período de fevereiro a julho de 2019 e teve como campo empírico uma turma de 5º ano do ensino Fundamental, com 30 alunos, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande/PB e o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I). O PRP proporcionou a imersão no ambiente da escola e da sala de aula; cursos de formações com palestras e oficinas; observações participativas; planejamentos e regências de classe orientadas, com a finalidade de proporcionar ao docente em formação experiência no âmbito da escola e reforçar a relação entre teoria e prática, articuladas à realidade. Para embasamento teórico foram utilizados: Nóvoa (1992); Freire (1996); Libâneo (1994); Pimenta e Lima (2004); Moran (2015), dentre outros. O PRP é um Programa de muita significância, uma vez que oportuniza ao licenciando realizar uma ponte entre teoria e prática, fortalecendo o estágio, mediante os cursos de formação, as observações participativas e a regência. Nesse processo, a utilização de metodologias e de recursos didáticos diferenciados fortaleceram o ensino e a aprendizagem, o que garantiu um maior rendimento à turma. A Residência Pedagógica exerce um papel muito importante na formação docente, contribuindo positivamente com a atuação no contexto da sala de aula e com a qualidade dos processos formativos do licenciando e do estudante do ensino fundamental. |
pt_BR |