UEPB - Repositório Digital

Implicações da maturidade do modelo de negócio digital e da crise covid-19 no desempenho financeiro: um estudo multicaso no setor de consumo não cíclico da B3

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Maia, Yasmin Lavinie Rodrigues
dc.date.accessioned 2020-12-11T18:23:31Z
dc.date.available 2020-12-11T18:23:31Z
dc.date.issued 2020-12-04
dc.identifier.other CDD 657.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22730
dc.description MAIA, Yasmin Lavínie Rodrigues. Implicações da maturidade do modelo de negócio digital e da crise covid-19 no desempenho financeiro: um estudo multicaso no setor de consumo não cíclico da B3. 2020.30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo geral relacionar o desempenho financeiro das empresas do setor de consumo não cíclico da B3 com a maturidade do modelo de negócio digital, durante a pandemia da covid-19. Para alcançar esse objetivo foi aplicado o questionário da pesquisa “Optimizing Your Digital Business Model” dos autores Peter Weill and Stephanie L. Woerner e as respostas foram obtidas através dos relatórios e dos informativos divulgados pelas próprias empresas. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa. Nesse sentido, buscou uma correlação entre o score do questionário abordado e a receita obtida pela empresa nos últimos quatro trimestres, incluindo o período antes da pandemia e os meses durante a pandemia. Os resultados obtidos apontam uma relação entre a maturidade do modelo de negócio digital e o desempenho financeiro, uma vez que o Grupo Carrefour apresentou a maior pontuação e o melhor desempenho financeiros, a partir do critério das receitas. Enquanto a Ambev apresentou o modelo de negócio digital mais frágil e foi a única, entre as empresas pesquisadas, que apresentou diminuição na arrecadação de suas receitas. Com isso, é possível concluir que a maturidade do modelo de negócio digital implicou positivamente no enfrentamento à crise econômica da Covid-19 e a formatação do modelo de negócio digital está diretamente ligado ao desempenho financeiro. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dr. Mamadou Dieng pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject E-commerce pt_BR
dc.subject Covid-19 pt_BR
dc.subject Modelo de negócio digital pt_BR
dc.subject Desempenho financeiro pt_BR
dc.title Implicações da maturidade do modelo de negócio digital e da crise covid-19 no desempenho financeiro: um estudo multicaso no setor de consumo não cíclico da B3 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta