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Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise praxeológica do livro didático

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dc.contributor.author Maciel, Rosana Simões
dc.date.accessioned 2020-12-15T00:13:15Z
dc.date.available 2020-12-15T00:13:15Z
dc.date.issued 2020-12-25
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22754
dc.description MACIEL, R. S. Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise praxeológica do livro didático. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo investigar o ambiente praxeológico em torno do conceito de probabilidade em uma coleção de livros didáticos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização). Nosso estudo foi realizado a partir da Teoria Antropológica do Didático, que nos permitiu realizar a análise praxeológica da coleção escolhida e assim compreender como o saber probabilidade se apresenta nessa etapa da Educação Básica. Nossa questão norteadora foi: que praxeologias matemáticas e didáticas têm sido organizadas para que a probabilidade e suas noções sejam ensinadas no livro didático do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental? A nossa pesquisa foi dividida em três etapas: 1. Buscamos compreender o discurso da noosfera, representado pela BNCC e pela Proposta Curricular do Estado da Paraíba sobre os conteúdos, habilidades e orientações metodológicas para o ensino de probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2. Realização da analise praxeológica da coleção de livros didáticos, conforme critérios aleatórios de escolha; 3. Análise entre o discurso institucional das orientações curriculares e o ambiente praxeológico proposto na obra. A nossa pesquisa consistiu em uma análise documental, portanto, um trabalho de cunho qualitativo segundo Fiorentini e Lorenzato (2009). A análise mostrou que o livro segue a orientação da BNCC e e a Proposta Curricular da Paraíba quanto a presença de tarefas abordando as habilidades mínimas previstas no currículo, mas a quantidade de tarefas é insuficiente, com ausência de um discurso técnico, tecnológico e teórico mínimo em torno do tipo de tarefa encontrado, configurando uma praxeologia pontual e incompleta. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dr. José Luiz Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Probabilidade pt_BR
dc.subject Probabilidade e Estatística pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Praxeologia pt_BR
dc.subject Teoria Antropológica do Didático (TAD) pt_BR
dc.title Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise praxeológica do livro didático pt_BR
dc.type Other pt_BR


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