Resumo:
Ao projetar o fluxo de coleta, destinação e reutilização de produtos, muitas organizações vêm
utilizando a logística reversa no planejamento e controle do retorno dos bens de pós-venda e
consumo de reaproveitáveis na intenção de reduzir os impactos ambientais de forma sustentável
agregando-lhes valor. Dessa forma o presente artigo tem como objetivo investigar se os
consumidores de um supermercado do interior paraibano compreendem o funcionamento da
logística reversa no segmento de bebidas de embalagens retornáveis. Para tal, realizou-se uma
pesquisa do tipo qualitativa a partir de um questionário aplicado com uma amostra de 100
clientes. Utilizou-se de um estudo de caso, de cunho exploratório-descritivo, com análises
descritivas. Os resultados da pesquisa apontam que a maioria dos clientes do supermercado
desconhece os termos relacionados à logística reversa, e praticam poucos hábitos sustentáveis
tais como coleta e reciclagem de embalagem, ou devolução ao estabelecimento de origem.
Assim, conclui-se que a logística reversa ainda é objeto de pouco conhecimento por parte dos
consumidores do estabelecimento e que existe ainda uma necessidade de compreender o
processo reverso como uma responsabilidade compartilhada de todos e de sua importância para
o descarte e destinação adequada dos resíduos. Especialmente, no segmento de embalagens
retornáveis, uma vez que as embalagens tradicionais geram impactos ambientais bem maiores.
Descrição:
MEDEIROS, M. F. N. Logística reversa no segmento de bebidas de embalagens retornáveis na percepção dos consumidores. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso( Graduação em administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019