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O gênero redação do Enem no ensino remoto: um estudo de caso sobre a correção de textos em um cursinho preparatório

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dc.contributor.author Sousa, Guilherme Moés Ribeiro de
dc.date.accessioned 2020-12-18T13:35:10Z
dc.date.available 2020-12-18T13:35:10Z
dc.date.issued 2020-12-10
dc.identifier.other CDD 372.623 S725g
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22844
dc.description SOUSA, G. M. R. de. O gênero redação do Enem no ensino remoto: um estudo de caso sobre a correção de textos em um cursinho preparatório. 2020. 125f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Dada a situação preocupante relativa ao desempenho dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na prova de redação (INEP, 2019), a construção deste trabalho, inserido no âmbito da Linguística Aplicada (LA), busca contribuir, de forma significativa, com os estudos aplicados da linguagem, para a pesquisa científica sobre ensino da escrita em aulas de cursinhos preparatórios para o Enem. Diante disso, partindo-se dos estudos sobre a produção textual como processo cognitivo-interacional (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; PASSARELLI, 2012) e dos trabalhos sobre metodologias de correção de textos, interação e reescrita (SERAFINI, 1995; RUIZ, 2018; BAZARIM, 2006, 2013, 2020a, 2020b), o objetivo geral deste trabalho foi investigar como as metodologias empregadas na correção dos textos dos alunos, durante a aplicação de uma intervenção via SD de forma remota, propiciam o desenvolvimento da argumentação e da informatividade durante a reescrita do gênero textual Redação do Enem. Para tanto, a pesquisa que norteia este trabalho é classificada, conforme Silveira e Córdova (2009), como: aplicada, quanto à natureza; qualitativa, quanto à abordagem; exploratória e descritiva, quanto aos objetivos; pesquisa-ação, quanto aos procedimentos de geração do corpus; e documental e estudo de caso, quanto aos procedimentos de análise do corpus. Para efeito deste trabalho, tomaram-se dois alunos-colaboradores, cujas produções textuais, respostas dos questionários e interações com o professor, bem como as próprias correções feitas por este, integram o corpus que se analisa. Assim, os resultados apontaram para a ocorrência, nas intervenções realizadas pelo professor no texto inicial dos alunos, de forma complementar, das quatro metodologias de correção de texto apontadas por Ruiz (2018) e Bazarim (2020a), bem como se verificou a predominância das metodologias de correção resolutiva e textual-interativa por meio dos gêneros catalisadores comentário no corpo do texto e comentário oral, os quais funcionaram, efetivamente, como um andaime para a reescrita do texto do aluno (COLAÇO, BAZARIM, 2017). Ainda, quanto aos efeitos das correções na apropriação dos critérios da argumentação e da informatividade pelo aluno na versão reescrita, verificou-se que os gêneros catalisadores utilizados na correção textual-interativa favoreceram a apropriação dos aspectos necessários à construção de uma versão de texto melhor do que a primeira. Por conta disso, a correção de textos foi concebida como um diálogo estabelecido entre professor e aluno acerca do texto por meio de diversos gêneros catalisadores, entre eles, o comentário escrito no corpo do texto e o comentário oral via aplicativo de mensagem. Com isso, ficou evidente que a correção de texto demanda personalização, isto é, o estabelecimento de uma interação um-para-um (BAZARIM, 2013). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof.ª Dr.ª Iara Francisca Araújo Cavalcanti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Produção de texto pt_BR
dc.subject Redação pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio - Enem pt_BR
dc.subject Metodologias de correção textual pt_BR
dc.subject Reescrita pt_BR
dc.title O gênero redação do Enem no ensino remoto: um estudo de caso sobre a correção de textos em um cursinho preparatório pt_BR
dc.type Other pt_BR


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