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Neste artigo, busca-se discutir a aplicabilidade da literatura na educação básica, em específico, do gênero crônica, com a obra Brevísima relación de la destrucción de las Indias (1542), do cronista espanhol Frei Bartolomé de las Casas (1484? -1566). Tendo como objetivo geral, analisar a relevância do gênero textual e literário no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira, considerando assim, a relevância do tema da escravidão e a exploração dos indígenas que são retratadas por Las Casas, o qual torna-se o defensor dos povos ameríndios no início da conquista espanhola, no Novo Mundo. Para tanto, para o alcance do objetivo proposto, este trabalho tem como embasamento teórico, além da obra supracitada, alguns autores como Oviedo (1995), Madrigal (2008), Ferreira (1958) entre outros. Assim sendo, tem-se como resultado, o uso do gênero literário crônica como uma ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa, crítica e o estudante participando ativamente dessa transformação enquanto cidadão, sendo um sujeito consciente dos seus direitos e deveres. Logo, percebe-se a importância de contextualizar os conteúdos na formação de um/a cidadão/ã, desse modo, é preciso agregar no ensino de língua estrangeira moderna, a valorização da diversidade multicultural, proporcionando os conhecimentos não somente gramaticais, mas também, da literatura em conjunto com os conteúdos relacionados aos costumes sociais e culturais das nações latino-americana. |
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