UEPB - Repositório Digital

A Crônica Brevisima relación de la destrucción de las Indias de Bartolomé de Las Casas em uma aula de espanhol como língua estrangeira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Juarez Gomes de
dc.date.accessioned 2020-12-20T18:51:39Z
dc.date.available 2020-12-20T18:51:39Z
dc.date.issued 2020-11-26
dc.identifier.other CDD 372.6561 I732c
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22863
dc.description LIMA, J. G. de. A crônica Brevísima relación de la destrucción de las Indias, de Bartolomé de Las Casas, na aula de espanhol como língua estrangeira. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras -Espanhol). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo, busca-se discutir a aplicabilidade da literatura na educação básica, em específico, do gênero crônica, com a obra Brevísima relación de la destrucción de las Indias (1542), do cronista espanhol Frei Bartolomé de las Casas (1484? -1566). Tendo como objetivo geral, analisar a relevância do gênero textual e literário no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira, considerando assim, a relevância do tema da escravidão e a exploração dos indígenas que são retratadas por Las Casas, o qual torna-se o defensor dos povos ameríndios no início da conquista espanhola, no Novo Mundo. Para tanto, para o alcance do objetivo proposto, este trabalho tem como embasamento teórico, além da obra supracitada, alguns autores como Oviedo (1995), Madrigal (2008), Ferreira (1958) entre outros. Assim sendo, tem-se como resultado, o uso do gênero literário crônica como uma ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa, crítica e o estudante participando ativamente dessa transformação enquanto cidadão, sendo um sujeito consciente dos seus direitos e deveres. Logo, percebe-se a importância de contextualizar os conteúdos na formação de um/a cidadão/ã, desse modo, é preciso agregar no ensino de língua estrangeira moderna, a valorização da diversidade multicultural, proporcionando os conhecimentos não somente gramaticais, mas também, da literatura em conjunto com os conteúdos relacionados aos costumes sociais e culturais das nações latino-americana. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Heloísa Costa Rigon pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua espanhola. pt_BR
dc.subject Gênero literário pt_BR
dc.subject Crônica pt_BR
dc.subject Indígena pt_BR
dc.title A Crônica Brevisima relación de la destrucción de las Indias de Bartolomé de Las Casas em uma aula de espanhol como língua estrangeira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta