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A relação aluno, professor e intérprete no ensino de língua portuguesa, como L2, para surdos

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dc.contributor.author Medeiros, Ana Flávia de Macêdo
dc.date.accessioned 2020-12-20T19:03:53Z
dc.date.available 2020-12-20T19:03:53Z
dc.date.issued 2020-11-23
dc.identifier.other CDD 372.6 M488r
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22864
dc.description MEDEIROS, A. F. de M. A relação aluno, professor e intérprete no ensino de língua portuguesa, como L2, para surdos. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Cursos (Graduação em Letras - Língua Portuguesa). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo objetiva investigar o ensino de Língua Portuguesa, como L2 para surdos, no Brasil, a partir de uma pesquisa bibliográfica que consistiu na análise de trabalhos acadêmicos publicados nas plataformas on-line SciELO, Google Acadêmico e Catalogo de Teses & Dissertações – CAPES, entre os anos de 2015 e 2020. Especificamente, procurou-se: a) analisar as principais concepções, bases teóricas, documentos legais e/ou infraconstitucionais que regem as práticas de ensino de Língua Portuguesa, como L2, para surdos ocorrentes no Brasil; b) evidenciar a importância do intérprete de Libras no processo de aquisição da Língua Portuguesa, como L2, para surdos; e c) expor os entreves e/ou desafios enfrentados pela comunidade surda no Brasil frente ao ensino de Língua Portuguesa, como L2. Tal embasamento constituiu-se à luz da legislação brasileira: Lei nº. 10.436 de 2002 e Decreto nº 5.626/2005; Políticas Públicas Educacionais: LDB; e autores como Soares (2014), Slomski (2019), entre outros. Após a análise pôde-se observar que apesar da legislação vigente reconhecer e defender o ensino de Língua Portuguesa para surdos, a escola e seus profissionais ainda não estão preparados. Observou-se também acúmulo de funções profissionais inaceitável do intérprete, em sala de aula, o qual, quase sempre assume a prerrogativas de professor. Nesse sentido, faz-se necessário a busca por melhorias na formação docente, que visem capacitar o professores para sua atuação junto ao aluno surdo, e para que a escola não abra suas portas apenas para a integração mas para que se torne, verdadeiramente, inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Surdo pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Intérprete pt_BR
dc.subject Bilínguismo pt_BR
dc.title A relação aluno, professor e intérprete no ensino de língua portuguesa, como L2, para surdos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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