Resumo:
A comunicação empresarial, ao longo dos anos, tem sido cada vez mais reconhecida e valorizada pelas empresas. Os agentes internos vêm apresentando papel fundamental no sucesso da empresa e, por isso, devem ser valorizados e estar bem informados. As ferramentas de comunicação interna são essenciais para consolidar o diálogo e permitir que todos estejam sintonizados uns com os outros e com as ações e projetos da instituição. O presente artigo objetiva analisar a importância da comunicação interna como ferramenta estratégica e um propulsor do processo produtivo da empresa. O trabalho desenvolvido é um estudo de caso sobre a comunicação interna da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), com enforque no Informativo “Fique por Dentro”. Através da análise dos dados coletados e da pesquisa bibliográfica, em especial o estudo das obras de Matos (2009) e Bahia (1995), foi possível concluir que o Informativo é uma ferramenta que proporciona motivação e integração dos seus membros, além de bons resultados produtivos, culminando em colaboradores mais proativos e comprometidos com a atividade institucional.
Descrição:
SANTOS, T. L. V. Comunicação interna: um estudo de caso da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013.