dc.description.abstract |
Sabe-se que o marketing é uma área das organizações que visa atender as necessidades e desejos; bem como superar as expectativas dos clientes. Tratando-se, especificamente do marketing de serviços, diante de suas especificidades, requer dos profissionais da área estratégias que sirvam de subsídio para tornar as empresas mais competitivas. Neste contexto Hooley, Saunders e Piercy (2006), classificam-nas como: estratégias de construção ou crescimento; estratégias de sustentação ou manutenção; e estratégias de nicho ou foco. Entretanto, neste trabalho serão levadas em consideração apenas três delas. Destarte este trabalho teve como objetivo identificar as estratégias de marketing que vem sendo utilizadas pela Garagem 83, em João Pessoa-PB e propor novas, que possam tornar a empresa mais competitiva. Para tanto, levou-se em consideração pesquisas exploratória, descritiva, de campo, bibliográfica e estudo de caso; e ainda, o método qualitativo. O sujeito da pesquisa foi o empreendedor da Garagem 83, o senhor Elton José da Costa Andrade. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista qualitativa, aplicada no mês de outubro de 2019. Nos resultados verificou-se que o empreendedor é pioneiro, no estado da Paraíba na promoção de eventos desportivos do setor automobilístico, transformando um sonho de criança em um negócio bem-sucedido e que já vem implementando diversas estratégias de marketing. Entretanto, para tornar a empresa cada vez mais competitiva foram propostas estratégias de Crescimento, de Sustentação e de Nicho. |
pt_BR |