Resumo:
O presente trabalho objetivou analisar o conhecimento sobre o TEA e das metodologias específicas de ensino para autistas, dos professores de Educação Física do ensino superior da IES Estadual do município de Campina Grande no contexto da inclusão dos graduandos com Transtorno do Espectro do Autismo. O estudo viabiliza a problemática central da pesquisa: será que os professores de Educação Física da IES conhecem e compreendem as metodologias de ensino para indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo?. Em relação à metodologia, o estudo é de caráter descritivo com abordagem qualitativa. A amostra da pesquisa foi composta por nove docentes que atuam no curso de Educação Física na UEPB e utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário semiestruturado contendo perguntas abertas e fechadas, foi enviado por meio da plataforma virtual do google forms e também por e-mail. Foi constatado falta de conhecimento e de envolvimento por parte da maioria dos professores do curso de Educação Física em relação à temática do Transtorno do Espectro Autista. Por fim, conclui-se que a problemática da formação dos docentes do curso de Educação Física em relação à temática do autismo e suas variações são bem amplas e complexas. O estudo visa contribuir para que os professores possam refletir sobre a prática pedagógica de ensino com autistas no ensino superior.
Descrição:
DELGADO, S. dos S. O TEA no ensino superior: Conhecimento dos docentes acerca das metodologias diferenciadas para autistas na IES pública do município de Campina Grande. 2020. 69f. Monografia (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.