UEPB - Repositório Digital

O TEA no ensino superior: Conhecimento dos docentes acerca das metodologias diferenciadas para autistas na IES pública do município de Campina Grande

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Delgado, Salomite dos Santos
dc.date.accessioned 2021-02-08T23:56:07Z
dc.date.available 2021-02-08T23:56:07Z
dc.date.issued 2020-12-07
dc.identifier.other CDD 371.9 D352c
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23000
dc.description DELGADO, S. dos S. O TEA no ensino superior: Conhecimento dos docentes acerca das metodologias diferenciadas para autistas na IES pública do município de Campina Grande. 2020. 69f. Monografia (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetivou analisar o conhecimento sobre o TEA e das metodologias específicas de ensino para autistas, dos professores de Educação Física do ensino superior da IES Estadual do município de Campina Grande no contexto da inclusão dos graduandos com Transtorno do Espectro do Autismo. O estudo viabiliza a problemática central da pesquisa: será que os professores de Educação Física da IES conhecem e compreendem as metodologias de ensino para indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo?. Em relação à metodologia, o estudo é de caráter descritivo com abordagem qualitativa. A amostra da pesquisa foi composta por nove docentes que atuam no curso de Educação Física na UEPB e utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário semiestruturado contendo perguntas abertas e fechadas, foi enviado por meio da plataforma virtual do google forms e também por e-mail. Foi constatado falta de conhecimento e de envolvimento por parte da maioria dos professores do curso de Educação Física em relação à temática do Transtorno do Espectro Autista. Por fim, conclui-se que a problemática da formação dos docentes do curso de Educação Física em relação à temática do autismo e suas variações são bem amplas e complexas. O estudo visa contribuir para que os professores possam refletir sobre a prática pedagógica de ensino com autistas no ensino superior. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Drª. Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista – TEA pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Ensino de educação física pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.title O TEA no ensino superior: Conhecimento dos docentes acerca das metodologias diferenciadas para autistas na IES pública do município de Campina Grande pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta