dc.description.abstract |
Esse trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da reflexão do professor e dos conhecimentos teóricos sobre alfabetização e letramento adquiridos durante a formação inicial no curso de Pedagogia para a transformação da prática pedagógica de professores alfabetizadores, principalmente, quando estes se encontram em processo inicial na docência. Evidenciamos também, como a prática dos professores experientes influencia na atuação dos professores iniciantes, e como estes fazem uso dos seus próprios conhecimentos para aperfeiçoar sua prática. Com este fim, apresentamos o relato de uma experiência vivenciada com uma turma de 3° ano de ensino fundamental (ciclo de alfabetização) composta por 18 (dezoito) educandos com faixa etária entre 8 e 10 anos de idade, em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Queimadas-PB, no ano letivo de 2018. Neste relato, demonstramos quais metodologias foram utilizadas no inicio do trabalho de alfabetização com a turma e quais mudanças metodológicas ocorreram após a aquisição dos novos conhecimentos, apresentando o percurso do professor para partir de uma prática tradicional de alfabetização para a prática do alfabetizar na perspectiva do letramento. Discorremos, então, sobre a formação de professores, os métodos tradicionais de alfabetização, os estudos da psicogênese da língua escrita, tradicionalmente tratada de teoria construtivista, os estudos sobre o surgimento do termo letramento, e suas consequencias no processo de alfabetização no Brasil. Utilizamos como embasamento teórico para a elaboração deste trabalho autores, nos quais destacamos André (1999), Ferreiro (1995), Fortunato (2018), Marcuschi (2010), Leal (2007), Morais (2012), Mortatti (2000, 2006), Albuquerque (2007), Soares (2003, 2009, 2016), Tardif (2012). |
pt_BR |