Resumo:
O presente trabalho aborda a relevância do Programa Residência Pedagógica no curso de Pedagogia, bem como suas contribuições à formação do professor. O objetivo geral desta pesquisa é ressaltar a importância do contato com a sala de aula, ainda na graduação, para formação do licenciando. Essa pesquisa é resultado da experiência vivenciada pela autora com o Programa Residência Pedagógica, de agosto de 2018 a janeiro de 2020. A metodologia utilizada foi estudo de caso com participação. O percurso metodológico é de natureza qualitativa, uma vez que visa analisar um fenômeno em profundidade, fruto de um relato de experiência. Para fundamentação recorremos ao aporte teórico de Luckesi (1998), Freire (1996), Pimenta e Lima (2005-2006). Ao finalizar a pesquisa pudemos perceber que é de suma importância a vivência do aluno no âmbito escolar no qual, posteriormente, poderá trabalhar. Além de favorecer a qualificação, a Residência foi um espaço de ressignificar a prática docente.
Descrição:
BARBOSA, A. K. G. Estágio supervisionado e residência pedagógica: contribuições à formação do/a professor/a. 2020. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.