UEPB - Repositório Digital

O haicai em sala de aula: uma experiência de escrita criativa com alunos do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barroso, Ester da Silva
dc.date.accessioned 2021-03-23T00:01:00Z
dc.date.available 2021-03-23T00:01:00Z
dc.date.issued 2020-12-22
dc.identifier.other CDD 372.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23202
dc.description BARROSO, E. da S. O haicai em sala de aula: uma experiência de escrita criativa com alunos do ensino médio. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem o objetivo de expor o processo de escrita criativa de uma classe de alunos do 2° ano do Ensino Médio, bem como busca analisar teoricamente a abordagem da poesia e da escrita em sala de aula. A experiência docente aqui relatada foi desenvolvida a partir da atuação no Programa de Residência Pedagógica, efetuada em uma escola estadual do município de Queimadas, Paraíba. A fim de apresentar aos alunos a temática do centenário de Jackson do Pandeiro e da cultura popular nordestina, foi realizada uma atividade que os levassem a ler e escrever haicais abordando o tema proposto e, por fim, exporem suas produções em um mural na escola, às vistas dos demais alunos e do corpo docente da instituição, como socialização final do 3° bimestre. A partir disso, este trabalho discute os modos como a poesia vem sendo mediada em sala de aula e como ela deve ser trabalhada no cenário escolar, sob o embasamento teórico de Pinheiro (2018). Também explana, a partir de Cosson (2006), a maneira sistemática como a leitura literária se desenvolve na escola, bem como centra-se em alguns estudos cujo enfoque é a escrita criativa, tais como alguns realizados por autores como Soares (2011), Carrero (2009) e Prose (2008). Ao final do trabalho, observou-se que, mediante a condução pedagógica realizada, os alunos se sentiram estimulados durante as leituras dos poemas e alcançaram a meta de escrever haicais. Além disso, terminado o processo, boa parte deles certamente está mais confiante para explorar a poesia e a escrita criativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Kalina Naro Guimarães pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escrita criativa pt_BR
dc.subject Haicai pt_BR
dc.subject Poesia pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.title O haicai em sala de aula: uma experiência de escrita criativa com alunos do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta