UEPB - Repositório Digital

Práticas de leitura no ciberespaço: o que muda com o hipertexto?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pimentel, Mariana Ramos
dc.date.accessioned 2013-11-13T19:21:50Z
dc.date.available 2013-11-13T19:21:50Z
dc.date.issued 2013-11-13
dc.identifier.other CDD 303.483 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2323
dc.description PIMENTEL, M. R. Práticas de leitura no ciberespaço: o que muda com o hipertexto?. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O avanço das tecnologias de informação e comunicação tem provocado novas relações na sociedade contemporânea decorrentes da multiplicação dos suportes tecnológicos possibilitados pelo ciberespaço. Entre essas, notabiliza-se o letramento digital, que tem trazido transformações nas práticas de leitura, fato que instiga reflexões tanto no campo comunicacional como no âmbito pedagógico. Nesse sentido, a pesquisa buscou responder à seguinte questão problematizadora: “Como os jovens do Ensino Médio em Campina Grande concebem a leitura na Internet?”. Para a análise desse contexto, abordou as concepções e estratégias de leitura utilizadas pelos participantes do estudo no ato de leitura na web, bem como a funcionalidade do hipertexto na construção da percepção cognitiva desses sujeitos. Como estratégia metodológica, a pesquisa, de cunho qualitativo e características interdisciplinares, adota uma observação sistemática, desenvolvida em duas escolas: uma particular e uma pública, ambientes nos quais foi aplicado um questionário para a coleta de dados. Os resultados apontam para um cenário de transição entre a leitura tradicional e a virtual, no qual os sujeitos ainda não (re)conhecem a funcionalidade e as significativas possibilidades do hipertexto para a construção do conhecimento. Nas escolas pesquisadas, os estudantes limitam-se à leitura numa perspectiva utilitária para obtenção de significados imediatos sugeridos no processo pedagógico em que se inserem, embora a maioria dos alunos da escola privada afirme utilizar os hiperlinks para aprofundamento da leitura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Robéria Nádia Araújo Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Hipertexto pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Hiperleitor pt_BR
dc.title Práticas de leitura no ciberespaço: o que muda com o hipertexto? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta