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O avanço das tecnologias de informação e comunicação tem provocado novas relações na sociedade contemporânea decorrentes da multiplicação dos suportes tecnológicos possibilitados pelo ciberespaço. Entre essas, notabiliza-se o letramento digital, que tem trazido transformações nas práticas de leitura, fato que instiga reflexões tanto no campo comunicacional como no âmbito pedagógico. Nesse sentido, a pesquisa buscou responder à seguinte questão problematizadora: “Como os jovens do Ensino Médio em Campina Grande concebem a leitura na Internet?”. Para a análise desse contexto, abordou as concepções e estratégias de leitura utilizadas pelos participantes do estudo no ato de leitura na web, bem como a funcionalidade do hipertexto na construção da percepção cognitiva desses sujeitos. Como estratégia metodológica, a pesquisa, de cunho qualitativo e características interdisciplinares, adota uma observação sistemática, desenvolvida em duas escolas: uma particular e uma pública, ambientes nos quais foi aplicado um questionário para a coleta de dados. Os resultados apontam para um cenário de transição entre a leitura tradicional e a virtual, no qual os sujeitos ainda não (re)conhecem a funcionalidade e as significativas possibilidades do hipertexto para a construção do conhecimento. Nas escolas pesquisadas, os estudantes limitam-se à leitura numa perspectiva utilitária para obtenção de significados imediatos sugeridos no processo pedagógico em que se inserem, embora a maioria dos alunos da escola privada afirme utilizar os hiperlinks para aprofundamento da leitura. |
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