Resumo:
O presente trabalho objetiva apresentar a influência da musicalização junto ao grupo de crianças com Síndrome de Down que participam do NAISM (Núcleo de Atenção Integral a Saúde Mental no município de Boa Vista-PB), identificar a música como uma ferramenta facilitadora da interação social da criança com Down, assim como, também, mostrar esses fatores através do relato de experiência. Esta pesquisa é de relevância para que os professores de música possam conhecer a didática inclusiva utilizada no NAISM e que é possível desenvolver as atividades de musicalização para crianças com síndrome de Down. Por meio dessa abordagem, foi observado que a musicalização pode ser uma ponte colaboradora para o desenvolvimento das pessoas com deficiências e especificamente na saúde mental. Diante deste trabalho, foi notado que a musicalização proporcionou uma transformação na aprendizagem, na interação social e melhora na linguagem das crianças. A música é uma ferramenta importante terapêutica e de inclusão social, além de humanizar as formas de tratamentos na saúde mental.
Descrição:
SOUSA, J. S. de. A didática da musicalização: um relato de experiência junto às crianças com Síndrome de Down. 2021. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.