UEPB - Repositório Digital

O conhecimento de discentes do curso de licenciatura em matemática a respeito da surdez: visão de futuros docentes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Betania
dc.date.accessioned 2021-03-27T00:55:41Z
dc.date.available 2021-03-27T00:55:41Z
dc.date.issued 2020-11-11
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23247
dc.description SILVA, M. B. O conhecimento de discentes do curso de licenciatura em matemática a respeito da surdez: visão de futuros docentes. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo investigar a compreensão da surdez na ótica dos alunos do curso de graduação em Matemática da UEPB, pois sabemos que por um longo período o ensino para os surdos foi baseado num modelo clinico em que prevaleciam técnicas que visavam o desenvolvimento da expressão oral, tornando-os segregados do convívio social. Com a crescente proposta de inclusão educacional nos últimos anos tem enfrentado grandes mudanças com relação a educação e uma delas é processo de inclusão do surdo nas instituições de ensino comum. Veremos no referido trabalho leis importantes que contribuíram para garantir a inclusão da pessoa com deficiência, com isso o surdo adquiriu o direito de ter atendimento educacional especializado que necessita junto aos demais alunos ouvintes. Para que o surdo possa ser incluído no ambiente escolar é preciso que essas instituições de ensino façam adaptações para recebe-los de acordo com suas necessidades. A metodologia se define por uma pesquisa qualitativa, os dados foram comumente coletados por meio de um questionário, com isso analisamos, compreendemos e interpretamos sob o olhar dos próprios sujeitos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Surdo pt_BR
dc.title O conhecimento de discentes do curso de licenciatura em matemática a respeito da surdez: visão de futuros docentes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta