Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo investigar a compreensão da surdez na ótica dos
alunos do curso de graduação em Matemática da UEPB, pois sabemos que por
um longo período o ensino para os surdos foi baseado num modelo clinico em
que prevaleciam técnicas que visavam o desenvolvimento da expressão oral,
tornando-os segregados do convívio social. Com a crescente proposta de
inclusão educacional nos últimos anos tem enfrentado grandes mudanças com
relação a educação e uma delas é processo de inclusão do surdo nas instituições
de ensino comum. Veremos no referido trabalho leis importantes que
contribuíram para garantir a inclusão da pessoa com deficiência, com isso o
surdo adquiriu o direito de ter atendimento educacional especializado que
necessita junto aos demais alunos ouvintes. Para que o surdo possa ser incluído
no ambiente escolar é preciso que essas instituições de ensino façam
adaptações para recebe-los de acordo com suas necessidades. A metodologia
se define por uma pesquisa qualitativa, os dados foram comumente coletados
por meio de um questionário, com isso analisamos, compreendemos e
interpretamos sob o olhar dos próprios sujeitos.
Descrição:
SILVA, M. B. O conhecimento de discentes do curso de licenciatura em matemática a respeito da surdez: visão de futuros docentes. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.