UEPB - Repositório Digital

Uma proposta didática para o ensino da matemática financeira na perspectiva da resolução de problemas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Carolina dos Santos
dc.date.accessioned 2021-04-08T18:08:02Z
dc.date.available 2021-04-08T18:08:02Z
dc.date.issued 2020-06-13
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23296
dc.description SILVA, C. S. Uma proposta didática para o ensino da matemática financeira na perspectiva da resolução de problemas. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A Matemática Financeira está presente na vida de todos os cidadãos e grande parte deles não tem conhecimento necessário para ter um controle financeiro, tomar decisões como comprar à prazo ou guardar dinheiro para comprar à vista. O objetivo desse trabalho é ressaltar a importância do estudo da Matemática Financeira na Educação Básica, trazendo uma proposta de ensino para tratar desse assunto através da Resolução de Problemas. Também este trabalho proporciona informações a partir da escola básica, pois começa-se dela o conhecimento da Matemática Financeira, onde deverá levar os alunos a criticidade de ser um consumidor ou empreendedor bem informado de seus direito e deveres. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica como metodologia, além das entrevistas que fizemos. Como pesquisa de campo trazemos dados por intermédio de entrevistas de alunos que cursam a licenciatura em matemática, professores da educação básica, professores do ensino superior e comerciantes. Constatou-se que as perguntas feitas durante as entrevistas mostraram que as pessoas ao entender e conhecer Matemática Financeira, podem ser mais críticos em situações no contexto social, vendo que a falta de informação pode causar prejuízos financeiros. Assim espera-se com isso motivar e despertar o interesse dos alunos para esse assunto que é de extrema importância e que deverá refletir no cotidiano deles e de seus familiares. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Roger Ruben Huaman Huanca pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Matemática financeira pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.title Uma proposta didática para o ensino da matemática financeira na perspectiva da resolução de problemas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta