Resumo:
A inclusão é um dos principais desafios do cenário educacional, embora tenha ganhado forças nos últimos anos, seu avanço ainda é lento. O ambiente escolar abrange um público misto em sua diversidade e tem a obrigação de acolher e favorecer meios para que cada aluno com deficiência tenha condições favoráveis a seu desenvolvimento. Além dessas questões estruturais e pedagógicas é importante compreender as ideias e concepções que os futuros professores constroem sobre deficiência e como isso pode afetar o contexto escolar. O objetivo desse trabalho é analisar as representações sociais acerca da deficiência intelectual elaboradas por estudantes do último semestre do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba. Para esta realização foi utilizada a metodologia qualitativa com pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada por meio de questionários com respostas abertas, tendo como embasamento teórico autores como Almeida (2004), Vigotski (1997), Silveira; Enumo; Rosa (2012), Relatório Mundial sobre Deficiência (2011), APA (2002). Foi possível perceber após a análise dos dados que a definição sobre deficiência intelectual está predominantemente ancorada no modelo biológico e que apesar dos discentes apresentarem uma atitude de concordância em relação ao processo de inclusão escolar, estes estabelecem uma série de condicionalidades para que a mesma seja de fato efetivada.
Descrição:
GOMES, M. A. D. O que pensam os discentes de letras acerca do processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência intelectual. 2021. 18 f. Monografia (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.