Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos matriculados na Universidade Estadual da Paraíba, campus Campina Grande, Brasil. Como instrumento metodológico, utilizamos a observação in loco. As observações foram realizadas no período de setembro a outubro de 2018 e de maio a junho de 2019. Participaram deste estudo dois estudantes surdos, sendo uma estudante do curso de Ciências Biológica e outro do curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Também, participaram desta investigação dois tradutores interpretes de libras que acompanhavam pedagogicamente os referidos estudantes. Os resultados indicaram a importância das Instituições de Ensino Superior - IES favorecerem cursos de formação na área de educação inclusiva, cursos de libras para a comunidade acadêmica e externa, a participação dos TILS nas atividades acadêmicas e o diálogo entre aluno surdo – TILS – professor. Concluímos que as IES podem ser para os estudantes surdos um ambiente que promove a aprendizagem de conteúdos, assim como um lugar social que favorece a interação social.
Descrição:
SILVA, R. F. N. O aluno surdo no ensino superior: possibilidades e desafios. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.