dc.contributor.author |
Silva, Ramon Felipe Neves da |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-12T23:50:34Z |
|
dc.date.available |
2021-04-12T23:50:34Z |
|
dc.date.issued |
2021-01-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23320 |
|
dc.description |
SILVA, R. F. N. O aluno surdo no ensino superior: possibilidades e desafios. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos matriculados na Universidade Estadual da Paraíba, campus Campina Grande, Brasil. Como instrumento metodológico, utilizamos a observação in loco. As observações foram realizadas no período de setembro a outubro de 2018 e de maio a junho de 2019. Participaram deste estudo dois estudantes surdos, sendo uma estudante do curso de Ciências Biológica e outro do curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Também, participaram desta investigação dois tradutores interpretes de libras que acompanhavam pedagogicamente os referidos estudantes. Os resultados indicaram a importância das Instituições de Ensino Superior - IES favorecerem cursos de formação na área de educação inclusiva, cursos de libras para a comunidade acadêmica e externa, a participação dos TILS nas atividades acadêmicas e o diálogo entre aluno surdo – TILS – professor. Concluímos que as IES podem ser para os estudantes surdos um ambiente que promove a aprendizagem de conteúdos, assim como um lugar social que favorece a interação social. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.title |
O aluno surdo no ensino superior: possibilidades e desafios |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |