UEPB - Repositório Digital

Ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira na terceira idade e o trabalho de inclusão social na UAMA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Januário, Maria Lúcia
dc.date.accessioned 2021-05-06T10:59:57Z
dc.date.available 2021-05-06T10:59:57Z
dc.date.issued 2021-04-22
dc.identifier.other CDD 372.65
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23362
dc.description JANUÁRIO, M. L. Ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira na terceira idade e o trabalho de inclusão social na UAMA. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Com o atual avanço da Universidade aberta à Maturidade (UAMA), que vem oferecendo aos idosos oportunidades para adquirirem conhecimentos em diversas áreas, desfrutando de uma educação de qualidade, e dessa forma sendo reintegrados na sociedade, nosso estudo se propõe a analisar o ensino de línguas estrangeiras nessa modalidade de ensino. Levando em consideração a realidade enfrentada pelos idosos, nos perguntamos: quais seriam os fatores que auxiliam e/ou interferem no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, e mais especificamente na língua espanhola, com o público idoso? Quais são as ações realizadas pela UAMA na UEPB Campus I que promovem a inclusão social destes alunos? Neste sentido, nosso objetivo geral é investigar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos da UAMA nas aulas de língua espanhola e nosso objetivo específico se delimita em verificar as contribuições que a UAMA traz para o público idoso ao realizar um trabalho de interação e inclusão social. Esta investigação se caracteriza como qualitativa, explicativa, bibliográfica e etnográfica. Os instrumentos para coleta de dados utilizados em nossa pesquisa foram questionários e diário de campo. Dentre os autores que contribuíram para o desenvolvimento deste artigo, estão os pressupostos de Pizzolatto (1995), que trata sobre a temática do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na terceira idade; Guerra (2013) e Nóbrega (2006) que tratam sobre a inclusão social do idoso na educação e o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, dentre outros autores. Os resultados deste estudo destacam os benefícios que a aprendizagem de uma língua estrangeira tem sobre a qualidade de vida dos idosos enquanto meio facilitador na aquisição de conhecimentos, interação e inclusão social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thales Lamoniêr Guedes Campos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de lingua estrangeira pt_BR
dc.subject Lingua espanhola pt_BR
dc.subject ldosos pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Universidade Aberta à Maturidade - UAMA pt_BR
dc.title Ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira na terceira idade e o trabalho de inclusão social na UAMA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta