dc.contributor.author |
Januário, Maria Lúcia |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-06T10:59:57Z |
|
dc.date.available |
2021-05-06T10:59:57Z |
|
dc.date.issued |
2021-04-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.65 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23362 |
|
dc.description |
JANUÁRIO, M. L. Ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira na terceira idade e o trabalho de inclusão social na UAMA. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com o atual avanço da Universidade aberta à Maturidade (UAMA), que vem oferecendo aos idosos oportunidades para adquirirem conhecimentos em diversas áreas, desfrutando de uma educação de qualidade, e dessa forma sendo reintegrados na sociedade, nosso estudo se propõe a analisar o ensino de línguas estrangeiras nessa modalidade de ensino. Levando em consideração a realidade enfrentada pelos idosos, nos perguntamos: quais seriam os fatores que auxiliam e/ou interferem no ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, e mais especificamente na língua espanhola, com o público idoso? Quais são as ações realizadas pela UAMA na UEPB Campus I que promovem a inclusão social destes alunos? Neste sentido, nosso objetivo geral é investigar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos da UAMA nas aulas de língua espanhola e nosso objetivo específico se delimita em verificar as contribuições que a UAMA traz para o público idoso ao realizar um trabalho de interação e inclusão social. Esta investigação se caracteriza como qualitativa, explicativa, bibliográfica e etnográfica. Os instrumentos para coleta de dados utilizados em nossa pesquisa foram questionários e diário de campo. Dentre os autores que contribuíram para o desenvolvimento deste artigo, estão os pressupostos de Pizzolatto (1995), que trata sobre a temática do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na terceira idade; Guerra (2013) e Nóbrega (2006) que tratam sobre a inclusão social do idoso na educação e o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, dentre outros autores. Os resultados deste estudo destacam os benefícios que a aprendizagem de uma língua estrangeira tem sobre a qualidade de vida dos idosos enquanto meio facilitador na aquisição de conhecimentos, interação e inclusão social. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Thales Lamoniêr Guedes Campos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de lingua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Lingua espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
ldosos |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão social |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Aberta à Maturidade - UAMA |
pt_BR |
dc.title |
Ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira na terceira idade e o trabalho de inclusão social na UAMA |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |