dc.contributor.author |
Pimenta, Luanna Jéssika Vieira da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-11T13:05:36Z |
|
dc.date.available |
2021-05-11T13:05:36Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 510.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23427 |
|
dc.description |
PIMENTA, L. J. V. da C. Matemática financeira: Sua aplicabilidade no cotidiano dos alunos do Ensino Médio. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A matemática possibilita aos alunos uma postura reflexiva e crítica da importância dos números no seu cotidiano, além de contribuir na formação de um ser humano mais integro, sensível e capaz de evoluir em busca de seus objetivos. A necessidade de aprender e compreender a matemática traz a curiosidade dos alunos, fazendo-os buscar novas formas de conhecimento. A matemática financeira, além de ser um assunto importante para o conhecimento do aluno, abre caminho na vida dos mesmos, ao imputar-lhes o raciocínio lógico e rápido. Assuntos simples e diferentes formas de metodologia, propõem um novo olhar para essa disciplina tão importante para a construção do ser. Levando isto em considerações realizamos este trabalho com o intuito de conscientizar a comunidade escolar de maneira que venha a contribuir com a sociedade. Incluindo os alunos no mundo do conhecimento Financeiro. Nessa concepção e ciente das possibilidades que a matemática fornece de contribuir com a sociedade, abordamos o estudo de Matemática Financeira a partir do cotidiano dos alunos, verificando que na prática o conhecimento desse conteúdo pode contribuir com o controle das finanças de seu próprio lar. Entendemos que apresentar ao alunado conceitos e técnicas básicas dos regimes de capitalização e investimentos para posterior utilização em seus estudos, sem se ater ao formalismo e rigor excessivos, de maneira que haja estreita ligação com aplicações reais é uma maneira louvável de inserir a matemática no contexto do cotidiano, expondo como sua contribuição é fundamental para a sociedade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kátia Suzana Medeiros Graciano |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Juros |
pt_BR |
dc.title |
Matemática financeira: Sua aplicabilidade no cotidiano dos alunos do Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |