dc.description.abstract |
Este artigo trata acerca de uma experiência de monitoria, no contexto da Universidade
Estadual da Paraíba – UEPB, no período que inclui os anos de 2010 e 2011. De um
modo peculiar, será exposto qual o papel do monitor e a função deste no componente
curricular “Educação e Tecnologias”, disciplina esta que passou a compor o novo
projeto pedagógico do curso de pedagogia a partir de 2009.2, onde minha turma tornou-se
pioneira em receber a disciplina. Deste modo, espera-se que discentes sejam
motivados a exercerem a monitoria na academia e almejem a docência. Usou-se a
observação participante, na qual permite um contato real com os interlocutores, levando
em consideração as várias faces e comportamentos dos sujeitos. Simultaneamente, em
virtude deste contexto, viu-se a necessidade de apoiar este relato nas idéias de autores
que tratam sobre o uso do computador na educação, levando-se em consideração a
formação docente, entrelaçando a disciplina à monitoria. Percebeu-se que em nossa
sociedade, a tecnologia tem avançado e que tanto a escola como a universidade
precisam propor uma boa formação aos futuros profissionais da educação que estão na
universidade, e consequentemente aos alunos das escolas. No curso de Licenciatura em
Pedagogia da UEPB, esta formação é oferecida com qualidade, visto o movimento que
vem sendo feito de compromisso com a formação docente numa sociedade em constante
aprendizado e onde o monitor tem participação ativa nesse processo de
ensino/aprendizagem. |
pt_BR |