Resumo:
No âmbito escolar faz-se necessário a busca por conteúdos que possam trabalhar a inclusão de
forma eficaz e precisa, o esporte surge então como uma grande ferramenta de inclusão, uma
vez que quando aliado à Educação Física Escolar pode ser adaptado as necessidades de todo e
qualquer aluno, independentemente de sua condição. O estudo caracteriza-se como artigo de
revisão de literatura de tipo integrativa, e tem como objetivo analisar e discutir o Esporte
Adaptado como ferramenta de inclusão na Educação física Escolar. Para isto foram
identificados 138 estudos primários nos bancos de dados eletrônicos dos periódicos SciElo,
LILACS, CAPES e BDTD, porém seguindo aos critérios de inclusão restaram seis artigos
para a constituição da amostra. Por fim, após as análises e discussões dos estudos pode-se
constatar que o Esporte Adaptado é sim uma forte ferramenta de inclusão na Educação Física
Escolar, mas para que a inclusão possa acontecer de forma eficaz, os professores precisam de
uma formação profissional adequada, pois as necessidades educativas de todos os alunos
devem ser consideradas, e estratégias devem ser criadas a fim de envolver todos os alunos na
aula, formando assim alunos mais conscientes e empáticos.
Descrição:
SiILVA, Helydriane Marques da. O esporte adaptado como ferramenta de inclusão na Educação Física escolar. 2020. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.