Resumo:
Ainda que o espaço ocupado pela literatura na escola não seja o ideal, tendo em vista que a concepção de ensino vigente ainda é utilitária e mecânica, é fundamental fazer do contato com o literário um momento significativo de aprendizagem do mundo e da linguagem. Sendo assim, o objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma revisão bibliográfica, a importância da leitura literária e os desafios de abordá-la na escola, bem como situar brevemente a proposta do “letramento literário” para o ensino médio, defendida por Cosson (2006). Para isso, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica, da qual merecem destaque autores que discutem a leitura, sobretudo a literária, tais como: Cosson (2006), Todorov (2012), Abreu (2006), Terra (2014), Ferrarezi (2017), Langlade (2013), Jouve (2012), entre outros. Ao final do artigo, conclui-se que a leitura literária é de fundamental importância para a construção da subjetividade e da competência de leitura do aluno. Quanto ao letramento literário, ele se mostrou um importante método de abordagem da obra na escola, pela sistematização de ações concretas de ensino.
Descrição:
BARBOSA, A. O. Razões e desafios da leitura literária na escola: uma revisão bibliográfica. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.