Resumo:
Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica das propostas didáticas para o Ensino
Médio sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Física,
realizada através da consulta a artigos publicados em periódicos nacionais voltados para área
de ensino de Física, do período entre 2014 e 2018. Os periódicos analisados foram: A Física
na Escola, o Caderno Brasileiro de Ensino de Física e a Revista Brasileira de Ensino de
Física. Os periódicos foram catalogados e dispostos em Quadros de análise. Observamos que,
embora as TIC estejam cada vez mais presentes no cotidiano do aluno, ainda há poucas
propostas didáticas para o Ensino Médio, mesmo com a possibilidade de usar essas
tecnologias em diversas áreas da Física. Alguns autores têm argumentado que o uso das TIC
como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem é significativo e produz resultados
positivos, podendo não só estimular, mas motivar e produzir mais interação nesse processo
(PIRES E VEIT, 2006). Porém, há um longo percurso a se percorrer para que as TIC sejam
consolidadas na Educação, especialmente no Nível Básico de Ensino.
Descrição:
SILVA, U. S. da. O uso das TIC no ensino de Física: Uma breve análise em periódicos nacionais. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.