Resumo:
A história e a filosofia da ciência têm sido bastante defendidas como recurso didático para
uma educação científica, menos dogmática e que faça sentido para os estudantes. As
abordagens sobre a história e a filosofia da ciência são analisadas em vários materiais
didáticos, notadamente nos livros, no sentido de identificar-se em que medidas estas
abordagens são coerentes ou não com as possibilidades de uma educação científica não
dogmática. Na presente pesquisa, analisaremos as abordagens sobre o interferômetro de
Michelson-Morley em livros didáticos de física, destinados à educação básica brasileira.
Para procedermos com a mencionada análise, utilizaremos a metodologia qualitativa,
particularmente a análise de conteúdo. Como referencial teórico, utilizaremos a história e a
filosofia da ciência. A partir desta pesquisa, espera-se opinar se as abordagens dos livros
didáticos harmonizam-se ou não com as proposições de pesquisadores acerca de uma
educação científica não dogmática.
Descrição:
COSTA, R. F. da.
O interferômetro de Michelson e Morley em abordagens dos
livros didáticos de física da educação básica brasileira. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.