dc.contributor.author |
Costa, Ricardo Francisco da |
|
dc.date.accessioned |
2013-11-14T13:59:28Z |
|
dc.date.available |
2013-11-14T13:59:28Z |
|
dc.date.issued |
2013-11-14 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.32 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2351 |
|
dc.description |
COSTA, R. F. da.
O interferômetro de Michelson e Morley em abordagens dos
livros didáticos de física da educação básica brasileira. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A história e a filosofia da ciência têm sido bastante defendidas como recurso didático para
uma educação científica, menos dogmática e que faça sentido para os estudantes. As
abordagens sobre a história e a filosofia da ciência são analisadas em vários materiais
didáticos, notadamente nos livros, no sentido de identificar-se em que medidas estas
abordagens são coerentes ou não com as possibilidades de uma educação científica não
dogmática. Na presente pesquisa, analisaremos as abordagens sobre o interferômetro de
Michelson-Morley em livros didáticos de física, destinados à educação básica brasileira.
Para procedermos com a mencionada análise, utilizaremos a metodologia qualitativa,
particularmente a análise de conteúdo. Como referencial teórico, utilizaremos a história e a
filosofia da ciência. A partir desta pesquisa, espera-se opinar se as abordagens dos livros
didáticos harmonizam-se ou não com as proposições de pesquisadores acerca de uma
educação científica não dogmática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Amélia Monteiro |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Educação científica |
pt_BR |
dc.title |
O interferômetro de Michelson e Morley em abordagens dos livros didáticos de física da educação básica brasileira |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |