Resumo:
O presente trabalho buscou compreender como tem se estabelecido a relação da família e escola no que tange às tarefas escolares das crianças do Ensino Fundamental I, tendo em vista que a participação ativa da família na vida escolar de seus filhos é um fator de suma importância, uma vez que a educação, quando proporcionada em parceria entre as duas instituições (família e escola), pode orientar, de forma positiva, o desenvolvimento da aprendizagem da criança de maneira mais significativa. Para tanto, apoiamo-nos teoricamente em Kuhlmann (2005), Carvalho (2004), Piaget (2014), entre outros. Usamos como metodologia de pesquisa as abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como suportes questionários e representações gráficas. Com esta pesquisa, concluímos que ainda há necessidade da interação entre família e escola no tocante às atividades de casa. Elas necessitam de uma maior abrangência da participação da família, pois acreditamos que uma educação de qualidade só será efetivada quando família e escola pensarem no bem
comum: educação de qualidade para todos e uma aprendizagem significativa.
Descrição:
VIEIRA, S. P. Acompanhamento familiar nas atividades escolares das crianças: problemáticas e desafios. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.