Resumo:
Paulo Freire expõe em suas obras que o processo de ensinar não se resume na passagem de conceitos e teorias existentes ou pré-existentes. Mas, no desenvolvimento de possibilidades de forma original e autônoma de se potencializar a produção destes conhecimentos implícitos nestes conceitos. Assim desenvolvemos uma defesa sobre o uso das metodologias ativas como ferramenta de aproximação, transformação e melhoramento da realidade de nossos alunos com apresentação de pensamentos de importantes estudiosos a nível nacional e internacional sobre a eficácia desta “nova” visão educacional e de como ela pode transformar a visão dos discentes (baixo apreço) sobre a disciplina Geografia e principalmente lhes proporcionar inclusão e possibilidades reais de mudança de vida e sociedade.
Seguindo esta realidade, constata-se dentro das escolas privadas dos municípios de Ingá e Esperança – PB muita relevância a este novo fenômeno educacional com expressivos investimentos feitos para a transição gradativa do chamado ensino tradicional para o método ativo de aprendizagem. Em realidade oposta, na rede pública de ensino estadual embora existam vultosos investimentos financeiros para a aquisição de instrumentos didático pedagógicos, a prática da metodologia ativa seja na área da Geografia ou em qualquer outra ainda é acontecimento esporádico. Muito embora, ainda observamos alguns profissionais se disporem ainda que de maneira tímida a materialização desta proposta.
Assim, neste trabalho constará além de concepções de importantes autoridades do ensino de Geografia e de conhecimento psicopedagógicos a respeito da eficácia do método, experiências próprias como docente nas cidades de Ingá- PB e Esperança - PB (Entre os anos de 2020 e 2021) de variadas práticas de ensino ativo que estão mudando a visão dos estudantes a respeito da Geografia e de sua importância para o melhoramento pessoal dos discentes e de como eles poderão um dia contribuírem para o desenvolvimento de seu contexto social.
Descrição:
PORFIRIO, U. de S. As metodologias ativas no ensino de geografia em escolas privadas da Paraíba: vivências e experiências no município de Ingá e Esperança. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Ensino de Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.