dc.description.abstract |
Este estudo propõe uma compreensão da prática pedagógica exercida durante
a pandemia de Covid-19, tendo em vista o ensino remoto emergencial. Para tal, foi realizada uma análise, a partir da metodologia qualitativa de caráter exploratório, por meio de um questionário semiestruturado aplicado em uma escola particular, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, com o objetivo de compreender como se deu a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais durante o ensino remoto emergencial. Neste sentido, apoiamo-nos nos estudos de Kenski (2013), Masetto (2006), Valle e Marcom (2020), dentre outros, para o embasamento da análise e geração de dados aqui apresentados. Ressaltamos que a escola pesquisada já dispunha de recursos para que o ensino remoto acontecesse da melhor forma, não só neste cenário emergencial, mas, também, durante o ensino presencial. A escola já apresentava o uso de recursos tecnológicos como aliados ao processo de ensino-aprendizagem. Considerando o contexto em que estão imersos, os professores que foram pesquisados afirmaram que, mesmo sem o devido preparo e formação docente para o enfrentamento desta modalidade de ensino emergencial, conseguiram desempenhar um processo de ensino-aprendizagem satisfatório durante o período de ministração de aulas no ensino remoto. |
pt_BR |